quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Machineman

Informações técnicas
Título original: Seiun Kamen Machineman (星雲仮面マシンマン, Seiun Kamen Mashinman, traduzido como Máscara Nebulosa Machineman)
Formato: Série
Gênero: Tokusatsu, Ação, Henshin Hero
Duração: 24-25 minutos
Criador(es): Shotaro Ishinomori, Toei Company
País de origem: Japão
Idioma original: japonês
Narrador(es): Osamu Kobayashi
Elenco: Osamu Sakuta, Kiyomi Tsukada, Hideo Amamoto, Chiaki Kojo
Tema de abertura: "Seiun Kamen Machineman" por MoJo
Tema de encerramento: "Ore no Na wa Machineman" por MoJo
Emissora de televisão original: Japão Nippon TV
Transmissão original: 13 de janeiro de 1984 – 28 de setembro de 1984
N.º de episódios: 36

Sinopse
Viajando na nave Space Colony, Nikku é acompanhado por um robozinho voador chamado Ball Boy. Usando o nome humano de Ken Takase, ele é na verdade Machineman. Utilizando sua avançada tecnologia e seus poderes para o bem, irá se ver diante da maligna organização secreta Tentáculo sob o comando do Professor K e posteriormente, sua neta, Lady M, a frente da organização Polvo.

A série foi distribuída no Brasil pela Oro Filmes, que importou o seriado da Itália juntamente com Goggle V e Sharivan, e além da divulgação televisiva, foram lançados quatro volumes em home video na época, cada volume contendo dois episódios. Em 2007 a Toei Video lançou no Japão em DVD os 36 episódios, todos remasterizados digitalmente.


Machineman é mais um da longa lista de seriados japoneses dos anos dourados. No gênero específico, faz parte dos Henshin Hero (um meio limbo fora dos Metal Heroes).
Possui um enredo bem infantil, divertido e cômico (ele se transforma num carro!). As ambições dos inimigos são bem fora dos padrões. Apenas possuem aversões às crianças e querem prejudicá-las das formas mais atrapalhadas possíveis. O roteiro dos episódios é bem simples, e com um nível bem baixo de violência, tendo inimigos que eram derrotados morrendo (mas esses eram andróides) e aqueles que eram purificados (esses, sendo humanos). Também não existe um desfecho decente, tendo talvez por isso, recebido um review de encerramento.

O herói em si é uma caricatura do Super-Homem com detalhes do Zorro, em vários aspectos; o personagem vem do espaço, é apaixonado pela jornalista Gunko, usa óculos na identidade secreta, se finge de desastrado e possuía uma capa sem muita utilidade para as lutas, além do toque da marca "M" no peito de seus inimigos humanos, e o corte Z ao atingir um inimigo Andróide, referência direta ao Zorro.
Outra curiosidade interessante é que do episódio 18 ao 33, o protagonista e seu amigo Ball Boy, ao final desses episódios, leem cartas de fãs da série, respondendo perguntas e aconselhando os telespectadores.
Uma outra é o personagem Dentai (Kintai, no original), que é interpretado por Joe Onodera, filho de Shotaro Ishinomori, criador da série. Ele é o vendedor de frutas apaixonado por Gunko. 

A trilha é muito marcante, principalmente a abertura, mas existem diversas falhas no decorrer dos episódios, principalmente nos momentos de maior tensão. Haviam diversos cortes nas músicas e trilhas de fundo, variando bruscamente de músicas animadas para músicas de tensão durante as batalhas.

Enfim, Machineman é recomendado a todos os apreciadores desse gênero tão divertido, simples, e até trash (no bom sentido), mas ao mesmo tempo, marcante, saudoso e inesquecível.

Recomendo!
0 a 10? 9

Referências: wikipédia

Um comentário:

wendel disse...

me amarro em machine man, seMPRE ASSISTO, PENA QUE A VERSÃO BRASILEIRA NA PARTE DA TRILHA SONORA DEIXOU MUITIISIMO A DESEJAR E OLHA QUE FOI DUBALDO PELA ALAMO A MESMA QUE DIBLOU JASPION ONDE FIZERAM UM TRABALHO NOTA 10.