sexta-feira, 23 de maio de 2008

O código Da Vinci

Autor: Dan Brown
Título original: The Da Vinci Code
País: Estados Unidos
Tema: Conspiração religiosa.
Editora (Brasil): Sextante
Lançado em: 2003
Precedido por: Anjos e Demônios
Sucedido por: A Chave de Salomão (a ser lançado)

Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo.

Considerem um memorial revival, já que o li em meados de 2006. Sou suspeito pra falar do Dan, mas é realmente difícil não elogiá-lo. Apesar de toda polêmica que envolve o tema e a trama, ele consegue mostrar uma perspectiva diferente, que mostra que não é preciso certos 'delírios' para se acreditar em algo. Cada um tem o direito de acreditar no quê quiser e da maneira que quiser. Se pra você, Deus é uma nave feita de macarrão que habita nos arredores da Terra, qual é o problema? É bom pra você e não prejudica ninguém, então acredite e seja feliz. O grande defeito das pessoas e, conseqüêntemente, de muitas religiões, é querer forçar uma realidade e abominar todas as outras. Enfim...

Recomendo a leitura, para aqueles de mente aberta e que não se deixam influenciar pelas massas.

0 a 10? 9.

---

Título Original: The Da Vinci Code
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 149 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Estúdio: Columbia Pictures / Imagine Entertainment / Brian Grazer/John Calley
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures / Buena Vista International
Direção: Ron Howard
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Dan Brown
Produção: John Calley e Brian Grazer
Música: Hans Zimmer

Sinopse: Robert Langdon (Tom Hanks) é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.

O movie baseado no livro. Como sempre, não é 100% fiel e deixa a desejar em vários pontos e embora longo, não cansa tanto (pra quem leu e esperou pela adaptação). Hanks ficou bem caracterizado como Langdon. Destaque para a trilha, assinada pelo Zimmer.

Recomendo, somado com a leitura (a ordem, fica a seu critério).

0 a 10? 7,5.

Referências: AdoroCinema, Siciliano

---










Lembranças de quando fui assistir, junto ao Djalma.
Bons tempos...

Nenhum comentário: