sexta-feira, 20 de novembro de 2009

007 a serviço secreto de sua majestade

Ficha Técnica
Título original: On Her Majesty's Secret Service / No Brasil: 007 a serviço secreto de sua majestade
Gênero: Aventura
Duração: 02 hs 28 min
Ano: 1969
Estúdio:Danjaq Productions / Eon
Distribuidora: United Artists
Direção: Peter R. Hunt
Produção: Albert R. Broccoli e Harry Saltzman
 

Sinopse 
Em uma praia 007 (George Lazenby) evita que uma jovem mulher cometa suicídio. O pai dela o chefe de uma poderosa organização criminosa e, impressionado com Bond, quer que ele proteja sua filha se casando com ela. Em troca, ele oferece ao famoso agente informações que façam 007 chegar até Ernst Blofeld (Telly Savallas), o principal inimigo do agente. Inicialmente 007 concorda com o acordo, visando apenas poder matar Blofeld, mas com o tempo ele realmente fica apaixonado pela sua futura esposa. Porém, Bond logo descobre que Blofeld planeja destruir a humanidade com um vírus altamente mortal a menos que receba perdão por todos os seus crimes. Desta maneira, a Rainha da Inglaterra pede que Bond intervenha no caso, mas a situação se complica e toma um rumo inesperado.

Curiosidades
- Ao contrário da persistente crença de que 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade fora um fracasso, o filme permaneceu durante quatro semanas na liderança das bilheterias norte-americanas, tendo sido ainda o nono filme de maior bilheteria em 1970. Porém, tal crença se firmou devido à comparação entre este filme e os três anteriores da série James Bond, todos estrelados por Sean Connery, que faturaram o dobro do que faturou 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade nas bilheterias americanas.
- O ator George Lazenby aparece pela primeira e última vez em um filme da série James Bond em 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade
- George Lazenby chegou a ser convidado a estrelar 007 - Os Diamantes São Eternos, filme seguinte da série James Bond, mas recusou o convite por acreditar que o agente secreto britânico se tornaria um anacronismo em plena era de Woodstock.
- Antes de ser contratado para atuar em 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade George Lazenby trabalhava como vendedor de carros que às vezes fazia serviços como modelo.
- As atrizes Catherine Deneuve e Brigitte Bardot chegaram a ser consideradas para interpretar a personagem Tracy Darco.
- A atriz Diana Ring foi escolhida para interpretar Tracy Darco após aparecer na série de TV britânica "Os Vingadores", onde interpretava a personagem Emma Peel.
- Antes de ser escolhido como o diretor de 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade
, Peter R. Hunt já havia trabalhado como editor de vários filmes da série 007.
- É em 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade que pela primeira vez o personagem Q chama James Bond pelo seu primeiro nome.
- Com 148 minutos, 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade é o mais longo filme da série James Bond.
- Originalmente, 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade seria rodado após 007 Contra Goldfinger, mas sua versão cinematográfica foi apenas lançado 5 anos após.
- 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade é o 6º filme baseado no agente secreto James Bond.

Acessórios: 2 em 1 - abridor de cofres e fotocopiadora, câmera fotográfica miniatura.
Bond-girls: Diana Rigg (2 transas), Angela Scoular (1 transa) e Catherina von Schell (1 transa). 

6º filme da série. Lançado em 1969 (faz tempo hein?). Bom, esse divide opiniões. Confesso que a primeira vez em que assisti, odiei. Já recentemente, assisti novamente e tive uma outra perspectiva. É fato de comum acordo entre todos, que o Lazenby é péssimo. O problema é que Sir Connery estava com um certo trauma de ser chamado de James Bond pelo mundo afora. Portanto, trocaram o ator para esse filme. Tirando a péssima atuação do mesmo, temos uma história bem agradável. Temos boas fotografias e uma boa música (interpretada no início, por ninguém menos que Louis Armstrong). Enfim, temos uma boa trama, com bons temperos. O problema é o tal do Lazenby. 
Outra coisa que vale destacar, é que aqui temos um filme com começo, meio e fim que não foi seguido, pois todas as aventuras, são situações sem ligação anterior (com raríssimas exceções). E nesse também, não tivemos nenhuma ameaça que pudéssemos chamar de real (convenhamos que mulheres pseudo-hipnotizadas carregandos vírus é algo um tanto quanto incomum). 

Resumindo; tinha um cenário interessante, mas faltou 'apenas', um ator digno dele.

Recomendo!
0 a 10? 6

Minha classificação:

1º - Dr. No
2º - Goldfinger
3º - You Only Live Twice
4º - From Russia with love
5º - Thunderball
6º - On Her Majesty's Secret Service


Referência: adorocinema, omelete

Nenhum comentário: