quinta-feira, 19 de novembro de 2009

The Ultimate 11: SNK Football Championship


Ficha Técnica
SNK Neo-Geo MVS hardware
Game ID : 0215
Main CPU : 68000 (@ 12 Mhz)
Sound CPU : Z80 (@ 4 Mhz)a
Sound Chips : YM2610 (@ 8 Mhz)
Screen orientation : Horizontal
Video resolution : 320 x 224 pixels
Aspect Ratio : 4/3
Screen refresh : 59.19 Hz
Palette Colors : 4096
Players : 2
Control : 8-way joystick
Buttons : 3


4º game da série de futebol da Neo-Geo. Nesse, várias mudanças, a começar pelo título. A jogabilidade mudou bastante. Os toques agora não vão no pé do jogador. A bola é tocada no vazio. Se tiver alguém lá, ótimo, caso contrário, vá atrás dela. O toque curto das outras versões, virou uma espécie de botão de corrida. Segure ele e saia em disparada. Entrou em cena também, uma barra de power (??). Conforme você ataca, ela vai enchendo. Quando estiver no máximo, é possível soltar especial (!!). Ok, não é bem um especial. É um chute na maioria das vezes, indefensável (bola de fogo e tudo mais). O idioma português continua lá, mas dessa vez, bem bizarro. O narrador parece um espanhol. Os gráficos melhoraram e as animações dos gols também. Não é um espetáculo, mas houve uma melhora sim. Os nomes continuam sem licença (Ronaldo virou Ronalds) e os modos de jogo diminuiram para apenas 2 (Copa do Mundo, com 7 jogos e Torneio SNK, com 8 jogos. Esse último, baseia-se em enfrentar um time a sua escolha de cada Continente). Se você for bem, poderá ser desafiado pelo time secreto da SNK (com personagens de jogos de luta da Empresa). Eles vieram contra mim e eu tomei uma voadora com os dois pés do Ryo da Art of Fighting (e o juiz não deu nada!). Os finais são bem bizarrinhos, mas como um todo, ficam na média da série.

Destaque para uma jogada que lembra a primeira versão: você chuta com um companheiro ao seu lado (e automaticamente, seu personagem dá um canhão na direção dele, que emenda numa bicicleta pro gol). A diferença é que na primeira versão, você ficava de costas, apertava o botão de chute e ele dava a bike.
Uma coisa que eu gostei, foi que na hora de escolher contra quem você quer jogar (no modo Torneio SNK), os times são classificados numa espécie de ranking mundial. Após terminar o jogo, escrever nome e tal, aparece uma tabela com a classificação mundial (e o seu time, por você ter ido bem, está lá nas cabeças do ranking). Não sei se funciona exatamente dessa forma (conforme as pessoas iam jogando, o ranking ia sendo montado e na hora da escolha no Torneio, as posições serem baseadas nisso. Se sim, realmente impressionante).



Enfim... essa versão inovou em alguns detalhes, mas decaiu em vários outros.
Não cheguei a jogar em fliper, portanto, minha avaliação é em modo solo e em emulador.


Não recomendo!
0 a 10? 5


Referência: kxmame, wikipédia

Nenhum comentário: