Ficha técnica
Título original: The Spy Who Loved Me / No Brasil: 007 e o espião que me amava
Gênero: Aventura
Duração: 02 hs 05 min
Ano de lançamento: 1977
Estúdio: United Artists / Eon / Danjaq Productions
Direção: Lewis Gilbert
Roteiro: Christopher Wood e Richard Mailbaum, baseado em livro de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli
Título original: The Spy Who Loved Me / No Brasil: 007 e o espião que me amava
Gênero: Aventura
Duração: 02 hs 05 min
Ano de lançamento: 1977
Estúdio: United Artists / Eon / Danjaq Productions
Direção: Lewis Gilbert
Roteiro: Christopher Wood e Richard Mailbaum, baseado em livro de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli
Sinopse
A Inglaterra descobre que alguém sabe como rastrear um submarino submerso e está oferecendo esta tecnologia para quem pagar mais alto. Uma crise internacional tem início quando um submarino com dezesseis mísseis nucleares desaparece, enquanto fazia uma patrulha. O agente secreto 007 (Roger Moore) incumbido de investigar o caso e recuperar as ogivas, antes que sejam disparadas, e para isto recebe a ajuda de uma bela e sensual agente soviética (Barbara Bach).
Curiosidades:
- Apesar de 007 - O Espião Que Me Amava ser oficialmente baseado em um livro de Ian Fleming, na verdade o autor apenas autorizou que fosse utilizado o mesmo título do seu livro. Deste modo, este o primeiro filme de James Bond totalmente original, cuja trama não baseada em nenhum livro de Ian Fleming.
- 007 - O Espião Que Me Amava foi o primeiro filme do agente secreto James Bond filmado em Dolby Stereo.
- Foi neste filme que pela primeira vez na cinessérie se falou o primeiro nome de M, chefe da Agência Secreta Britânica. Isto ocorre quando o General Gogol se refere a M, chamando-o de Myles.
- Foi também em 007 - O Espião Que Me Amava que, pela primeira vez, M chamou James Bond pelo seu primeiro nome.
- O ator Shane Rimmer, que em 007 - O Espião Que Me Amava fez um capitão de um submarino americano, atuou também em outros dois filmes da série James Bond:Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967) e Os Diamantes São Eternos (1971).
- O orçamento do filme foi de US$ 13,5 milhões. Desta quantia, US$ 1 milhão foi gasto na construção de um supertanque, que tinha a capacidade de 1,2 milhão de galões de água, feito especialmente para as cenas aquáticas de 007 - O Espião Que Me Amava.
- O diretor Stanley Kubrick participou das filmagens de 007 - O Espião Que Me Amava, ajudando na iluminação das cenas do supertanque.
- Ao término dos créditos finais de 007 - O Espião Que Me Amava, aparece uma frase que diz o seguinte: "James Bond will return in For Your Eyes Only", já anunciando o nome do filme seguinte de James Bond. Entretanto, devido ao enorme sucesso de Guerra nas Estrelas (1977) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), ambos lançados no mesmo ano de O Espião Que Me Amava, os produtores da série 007 resolveram por levar � s telas 007 Contra o Foguete da Morte (1979), que tinha como estória uma aventura espacial, ao invés de 007 - Somente Para Seus Olhos, que foi o filme produzido logo depois, dentro da série 007.
- 007 - O Espião Que Me Amava o 10º filme baseado no agente secreto britânico James Bond.
Acessórios: uma Lotus Esprit (que se transforma em submarino), um relógio com receptor de mensagens escritas, 2 em 1 - suporte de esqui e pistola, um ampliador portátil de micro-filmes, um cigarro que emite gás atordoante, um jet ski (conhecido na época como wet bike), um narguilé (aqueles cachimbos árabes enormes) que se transforma em metralhadora (no laboratório de Q), uma bandeja de chá que corta cabeças (no laboratório de Q), uma cadeira ejetora (no laboratório de Q) e um disparador de concreto líquido (no laboratório de Q).
Bond-girls: Barbara Bach (também conhecida como a Sra. Ringo Starr, 2 transas).
Chegamos ao 10º filme do espião mais famoso de todos os tempos. Essa aventura, é praticamente um remake do You Only Live Twice (trocando foguetes por submarinos). A ação é o ponto forte aqui. Temos perseguições de esqui, de carro (até embaixo d'água), batalha nas pirâmides, em navio, etc.
A trama tem o mesmo princípio do You Only Live Twice (sem nenhuma coincidência, ambos são dirigidos pelo Lewis Gilbert); um maluco pretende detonar o mundo todo (após ter se apoderado de 2 submarinos lotadas de ogivas nucleares) e criar um tipo de civilização dentro dos mares (algum tipo de Atlantida, ou algo assim). Bond precisa localizar e impedir o candidato a Poseidon. Para isso, conta com a ajuda de uma agente soviética (chamada de Triplo X), que na verdade, está em busca do assassino de seu namorado (não preciso nem dizer quem é).
Interessante notar que aqui, houveram referências aos outros filmes, com relação ao Bond ter sido casado e ficado viúvo.
Temos também como destaque, o gigante Jaws e sua indefectível boca de aço. O cara também é um clássico, no alto dos seus mais de 2 metros de altura.
A trilha inicial também marcou, mas no decorrer da trama, não teve o mesmo impacto como outras.
É um bom filme, com um ritmo forte, mas o fato de estar relacionado com o You Only Live Twice (dizem que ele não teve o retorno esperado, e o Gilbert tentou de novo), e nele ter Sir Connery, faz com que as comparações sejam inevitáveis. E confesso que ainda não me acostumei com o Moore.
De qualquer maneira, é um dos mais famosos da série (figurinha marcada nas sessões da tarde) e pela ação frenética, vale o ingresso.
Recomendo!
0 a 10? 8
Minha classificação:
1º - Dr. No (10)
2º - Goldfinger (9)
3º - Live and Let Die (8)
4º - The Spy Who Loved Me (8)
5º - You Only Live Twice (8)
6º - From Russia with love (7)
7º - Diamons are Forever (7)
8º - The Man with the Golden Gun (7)
9º - Thunderball (6)
10º - On Her Majesty's Secret Service (6)
Referências: omelete, adorocinema, interfilmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário