sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Samurai Spirits Anthology

Samurai Spirits Anthology é uma compilação de seis jogos da série Samurai Spirits: I, II, III, IV, V, e VI.

A versão americana possui ainda, a Samurai V Special.

Foi lançado em 2008 para PS2, PSP e Wii.








Trailer



Compilação dos clássicos Samurai do início dos anos 90. Apesar de ser mais um caça-níquel, tem suas particularidades. Tem ao todo 7 jogos (6 na versão JP), que são:


Samurai Spirits I
História:
Amakusa, usando o corpo de Shinzo Hattori (um dos filhos de Hanzo, ressucita com a ajuda de Ambrosia, um demônio, e tenta mergulhar o mundo no caos. Haohmaru e Nakoruru conseguem acabar com ele no fim.

Clássico puro! Lançado em 1993, inovou em vários sentidos. Rivalizava com KoF94, World Heroes, Street, Fatal Fury, etc. Ainda lembro de gastar fichas e fichas no fliper (passar da Amakusa era para poucos). Trazia bons gráficos, som bem característico, personagens carismáticos e uma jogabilidade diferenciada pra época (um tanto 'dura' nos dias de hoje).
Recomendo! 0 a 10? 9


Samurai Spirits II
História
Lançada em 1994. Particularmente, considero a obra prima da franquia. Gráficos de primeira, som acima da média, novos personagens, inclusão de especiais, jogabilidade melhorada, etc. É jogado até nos dias de hoje.
Mizuki é um(a) dos chefes mais apelões que já vi.
Recomendo! 0 a 10? 10



Samurai Spirits III
História
Lançada em 1995. Aqui começa a decadência. Inventaram o lance de estilos, que mais confundiu do que ajudou, retiraram personagens, os gráficos pioraram drasticamente e o som ficou sem muito destaque. A jogabilidade também foi afetada e perdeu o brilho da versão anterior. O chefe é o Zankuro (também nada fácil de ser eliminado).
Não recomendo! 0 a 10? 3



Samurai Spirits IV
História:
Amakusa voltou para mais confusão, desta vez tomando controle de um castelo num terreno abandonado e sequestrando a feiticeira-em-treinamento Hazuki Kazama, a amada irmã de Kazuki e Sogetsu, com objetivo de usá-la como fonte de poder. As forças espalhando-se do trabalho de Amakusa toma a atenção de vários guerreiros que partem caminho para o castelo com seus variados objetivos... e até Zankuro Minazuki tem um papel na história.

Lançada em 1996. Melhorou razoavelmente, em relação ao antecessor. Os personagens 'de nome' voltaram, os gráficos evoluíram um pouco e a jogabilidade ficou parecida com a II. O lance dos estilos ainda persiste e inventaram vários tipos de esquiva (bem confuso também). Entrou em cena também um esquema de combos (que honestamente não combina muito). O carinha que passava no fundo do cenário, jogando itens, foi sacado (sem trocadilho... sacanagem). Acrescentaram também, 2 barras de energia, opção de se suicidar, jogar a arma fora, etc.
Apesar de melhorar em relação a III, também não gosto muito dessa. Tem muita coisa pra pouco jogo.
Não recomendo! 0 a 10? 5


Samurai Spirits V
Depois de um bom tempo, eis que mais uma versão foi lançada. Agora em 2003.
Essa quinta versão, cronologicamente se passa antes da primeira Samurai Spirits. Por isso mesmo, muita gente o chama de Samurai Spirits Zero.
A princípio, uma melhora; os tais estilos de luta foram removidos. Porém, chega a ter cópia de personagem, em forma diferente. Os gráficos foram totalmente remodelados e ficaram bem agradáveis (chegando a lembrar os bons tempos da 2).
Não cheguei a jogar em fliper, portanto o quesito jogabilidade e disputa, ficam prejudicados. Mas em poucos minutos, mesmo em modo solo, percebe-se um potencial game de luta. Não magnífico, mas que se comparado com as 2 últimas versões, é bem aceitável. Gaoh é o velhinho chefe apelão.
Recomendo! 0 a 10? 7

Samurai Spirits V Special
Esse game só está incluso no Samurai Spirits Anthology versão EUA.
Lançado em 2004, basicamente é o mesmo game anterior, com alguns melhorias em gráficos, sons e troca de alguns personagens. A jogabilidade foi mantida e a grande ausência, foram
fatalities
e especiais (devido a forte censura). Zankuro volta como chefe.
0 a 10? - (não joguei)


Samurai Spirits VI
Fechando a série (até o momento), temos a Samurai 6 lançada em 2005.
Aqui a melhoria gráfica é o mais visível a princípio. Outro ponto forte é o número de personagens. Praticamente todos, de todas as versões, estão disponíveis. Voltam também, os famigerados 'estilos de luta'. E são muitos! Isso com certeza mais atrapalha do que ajuda.
Como não tem história, é um grande potencial apenas para disputas.
O chefe é o mesmo da V, com alguma apelação a mais. O carinha que joga itens voltou e agora é possível interagir com eles (arremessando bombas, facas, etc).
Ao meu ver, ficou no mesmo patamar da V, destacando-se pela qualidade visual e quantidade de lutadores.
Recomendo! 0 a 10? 8

Resumindo; é uma boa compilação de games. De clássicos obrigatórios a bombas descartáveis. Vale tanto para nova, quanto velha escola. Samurai foi (e é) uma vertente dos games de luta que marcou época e merece estar na memória e nas disputas de final de semana.

Referências: wikipédia

Nenhum comentário: