segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gaban (Space Cop)

Ficha Técnica
Título original: Uchuu Keiji Gyaban (em japonês: 宇宙刑事ギャバン, Uchū Keiji Gyaban?) / Brasil: Detetive Espacial Gyaban (conhecido também como Space Cop Gaban)
Ano: 1982/83
Número de episódios: 44
Formato: Metal Hero
Estrelando: Kenji Ohba and Wakiko Kano
Criado por: Toei

Sobre
É a primeira série de televisão do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Metal Heroes. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi exibida na Rede Globo e na TV Gazeta, no programa Gazetinha.

Sinopse
A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Retsu Ichijoji para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.



Curiosidades
Gyaban foi a precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.

No Brasil, Gyaban foi exibido fora de ordem (onde foi o último da trilogia dos policiais do espaço a ser exibido no país). Primero veio Sharivan e depois Shaider. Devido ao enorme sucesso que Gyaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora (Sharivan). Foi a serie que revelou o famoso ator e dublê Hiroshi Watari, onde apareceu nos últimos episódios como Den Iga, e se transformou em Sharivan pela primeira vez. Gyaban, além de Sharivan, se encontra com Shaider no especial Uchuu Keiji Crossover (O encontro dos Policiais do espaço).

Fim de mais uma saga. Agora, na linha Metal Hero.
Lembro bem vagamente de quando foi exibido na Globo e por ter sido fora de ordem, não perdi nada.
A série em si não tem grandes momentos. Tem uma linha razoável e só. Mas há de se considerar a época, portanto, tem lá seu valor. O que posso destacar de positivo é o ator Kenji Ohba, que é bem carismático e excelente dublê. Várias cenas são feitas por ele mesmo. Realmente, impressionante. A série também tem um clima bem aterrorizante. Não acredito que tenha sido direcionada para criancinhas. Várias cenas psicodélicas e jogo de câmera realmente formaram cenários sombrios. Sobre câmeras, ainda posso falar do exagero nas repetições. E bastante exagero. As cenas invertidas eram um recurso pra época, mas muitas séries forçavam nesse ponto. Outra questão de voltar pra trás, destaco um 'poder' (entre aspas porque é bem bizarro) usado pelo chefão do mal. Um tal sistema de retrocesso que faziam as coisas voltarem pra trás, mas bem nada a ver mesmo. O lance era tão estranho que muitas vezes explodia o próprio dispositivo. Honestamente, vi aquilo várias vezes e não consegui entender o propósito. Outra ponto forçado foram as repetições de explosões. O inimigo morria umas 4 ou 5 vezes, de tanto que explodia.
O final foi interessante, porque ligou alguns pontos.

Enfim, pode parecer uma série bem fraca, do ponto de vista que escrevi, mas não é. Como disse, tem seus momentos e seu carisma. Vale novamente lembrar, que estamos falando do ano de 1983 e esse foi o precursor dos Metal Heroes. Por isso, recomendo a todos, que assistam e conheçam o Policial do Espaço, Gaban!

Recomendo!
0 a 10? 8

Referência: wikipédia

Um comentário:

Thales (Raven) disse...

Sempre fui fã de tokusatsus (seriados japoneses). O proposito o qual Don Holler utilizava o chamado "retrocesso" era que assim a Terra girava ao contrario limitado ao campo em que Gavan e o monsto lutavam e esse retrocesso fazia com que o chão desaparecesse embaixo dos pés do herói (o mesmo ocorre em Sharivan quando Maoh Saiki mandava para o mundo da alucinação de Mad e em Shaider quando era enviado ao cruel mundo mágico de Fuuma) e isso fazia o monstro ficar 4x mais poderoso) por esse motivo ele invocava a moto Cybarian para nao sofrer danos maiores. Gavan inesquecível!