sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Harry Potter and the Order of the Phoenix

Informações Técnicas
Título Original: Harry Potter and the Order of the Phoenix / Título no Brasil: Harry Potter e a Ordem da Fênix
País de Origem: Reino Unido / EUA
Gênero: Aventura
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 138 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estréia no Brasil: 11/07/2007
Estúdio/Distrib.: Warner Home Vídeo
Direção: David Yates

Sinopse
Lord Voldemort está de volta, mas o Ministério da Magia está fazendo tudo a seu alcance para impedir que a comunidade mundial de bruxo descubra isso - incluindo indicar a oficial do Ministério, Dolores Umbridge, como a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas de Hogwarts. Quando Umbridge se recusa a ensinar a prática de mágica defensiva, Ron e Hermione convencem Harry a treinar secretamente um grupo de estudantes para a guerra de magia que está prestes a estourar. Um terrível embate entre o bem e o mal será o incrível ápice desta versão para o quinto filme da série Harry Potter, mais uma vez baseado na obra de J. K. Rowling.

Trailer


5º filme da franquia. E mais um diretor. Agora é Yates quem comanda até o final (e já adianto que não gostei). Esse é também, o mais curto até agora (138 minutos) e voltou a ter um hiato de 2 anos para o lançamento.
A história tem 2 eixos; por um lado, temos o começo do fim. Li, inclusive, que o final é uma trilogia (meio absurdo, já que são 3 livros distintos). Por outro lado, passei a sentir uma queda considerável em tudo e todos. E debito na conta do diretor, afinal, os 3 últimos são dirigidos por ele.
Diversas modificações, com relação ao livro, podem ter contribuído para esse declínio. Enfim...
O enredo é um tanto tosco; certas coisas que antes geravam uma dificuldade extrema, agora acontecem naturalmente. Qualquer um consegue. A tal da Brigada é bizarra demais. Harry como professor não passou emoção alguma. O romance então, nem se fala.
As atuações estão dentro do esperado (destaque para o visual bem diferente do Harry, com relação ao antecessor). O velhinho cinzento continua feio, mas desempenha um bom papel no final. Esse talvez, o momento menos cansativo do filme.
Fotografias continuam ótimas e agora em campo mais aberto (apesar de sempre ter achado muito estranho, quando as coisas acontecem na cidade "normal"). Efeitos também, sempre bons.
Resumindo; as mudanças, com relação ao livro, podem ter influenciado negativamente. Ou o ritmo talvez fosse assim. Pra mim, esse foi o pior de todos, até agora. Não que chegue a ser um filme ruim, e que eu não recomendaria. Mas no sentido da franquia como um todo, ele foi o mais fraco.

Recomendo!
0 a 10? 9 (porque viria coisa pior)

Referência: interfilmes

Classificação geral (com participação da esposa):

1º - Harry Potter and the Sorcerer's Stone (10)(10)
2º - Harry Potter and the Goblet of Fire (10)(9,5)
3º - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (10)(9)
4º - Harry Potter and the Chamber of Secrets (10)(10)
5º - Harry Potter and the Order of the Phoenix (9)(8,5)

Nenhum comentário: